quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Histórias e notícias novas com os nossos apresentadores (verdinho e azulinho)


azulinho: como hoje não temos histórias para contar passemos às notícias.
verdinho:
Na Terça-feira de Carnaval foram registados 156 incêndios florestais, um novo recorde este mês, que totaliza 804 fogos, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Desde o dia 12 de Fevereiro, altura em que deixou de chover, o número de incêndios tem vindo a aumentar.
Para apagar os 156 incêndios que deflagraram terça-feira foi necessária a intervenção de 1.050 bombeiros, apoiados por 271 viaturas, o que constituiu também um novo recorde em termos de meios de combate.
No domingo o número de ocorrências tinha ultrapassado a centena, com 110 fogos, continuando a subir na segunda-feira, com 114 situações.
O dispositivo de combate a incêndio encontra-se na fase Alfa desde 01 de Janeiro e até 14 de Maio.
Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia para os próximos 10 dias, elaborada com base em modelos numéricos, a chuva vai voltar a Portugal continental no próximo fim-de-semana.
O presidente norte-americano, Barack Obama, comprometeu-se terça-feira a procurar um tratamento para vencer o cancro "na nossa época", dando mais meios para reformar o sistema de saúde norte-americano, durante um discurso solene perante o Congresso.
Barack Obama declarou que a sua reforma do sistema de saúde "lançará um novo esforço para vencer uma doença, que afecta quase cada norte-americano, procurando um remédio para curar o cancro na nossa época".
Esta reforma "dará os maiores meios alguma vez atribuídos aos cuidados preventivos, porque se trata de um dos melhores meios para manter as pessoas de boa saúde e de controlar as despesas" de saúde, acrescentou Obama, durante a sua primeira alocução perante as duas câmaras do Congresso desde a sua investidura a 20 de Janeiro.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Histórias e notícias com os nossos apresentadores( verdinho e azulinho )


verdinho: olá nós somos os apresentadores que contamos notícias, histórias...etc.
azulinho: pois é, e agora vamos contar algumas histórias e de pois virão as notícias.
verdinho: a história que vou contar vai ser a do ''LEÃO E OS TRÊS BOIS'' das fábulas de Esopo.
Aqui vai:
Havia três bois que costumavam pastar sempre juntos. Um Leão emboscou-se na esperança de os caçar, mas estava com receio de os atacar enquanto estivessem unidos.
Usando a sua astúcia, conseguiu que lutassem entre si, separando-os. Então, atacou-os sem medo e devorou-os um a um.
Moral da história:A união faz a força.
azulinho: e agora um pouco de notícias:
O Presidente da República recebeu esta semana uma mensagem do Presidente dos Estados Unidos, em que Barack Obama reconhece a importância do relacionamento com Portugal e manifesta o desejo de trabalhar com Cavaco Silva para "edificar um mundo mais seguro".
Luís (nome fictício) é médico num centro de saúde da Grande Lisboa. Algumas das horas que passa no centro de saúde são ocupadas a aconselhar pacientes ou a renovar receitas de doentes crónicos.
Não se queixa, mas sempre vai dizendo que esta é uma parte invisível do trabalho do médico de família, que não se contabiliza porque não tem lugar no registo informático.
Um trabalho que é igualmente imperceptível nas contas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), já que é impossível cobrar a um utente pelo aconselhamento que o médico dá através do telefone ou por correio (tradicional ou electrónico). Já a renovação do receituário é normalmente cobrada com o valor de uma taxa moderadora.
As consultas médicas sem a presença do utente não são recentes e estão enquadradas legalmente.