domingo, 11 de janeiro de 2009

Os meus poemas

A família

A família é algo,
Que muita gente não tem:
Alguns meninos de África,
E os sem abrigo também.

A família é um mundo,
Um mundo de alegria
Que não se pode comparar,
A uma casa vazia.

A família é necessária,
É necessária a valer.
Mas temos que a respeitar,
Ajudar e obedecer.

Na família há sentimentos,
Que muitos amigos não dão.
São o amor e a ternura,
E também a compreensão.


David Santos

.......................................................................................................................


A ilha da fantasia

Uma vez embarquei,
Numa viagem até à ilha
E essa ilha era,
A ilha da fantasia.

Quando lá cheguei,
Vi fadas e gnomos
Elfos e princesas,
Cada um com as suas riquezas.

Havia castelos e castelos,
Com cavaleiros a guardar
E não faltava lá não,
Um rei para mandar.

Não pude entrar neles
Porque ninguém gostava de mim,
Tive de me ir embora que chatice,
Já não podia voltar ali!

Fui-me embora da ilha,
Triste e chateado.
Quando mais tarde recordei aquilo,
Não consegui ficar calado.


David Santos

.............................................................................................................................

A minha irmã

Ela chama-se Sofia,
E é uma menina tagarela.
Eu com a minha irmã ando à luta,
Mas gosto muito dela.

E por falar em luta,
Puxa-me os cabelos a minha irmã.
E ela não gosta de fruta,
Nem de uma única maçã.

Não pode tocar na fruta,
A minha irmã Sofia.
E quando a vai experimentar,
Começa logo a vomitar.

Tem uma cara fofinha,
Que até apetece tocar.
E eu às vezes não percebo,
Porque a ponho a chorar.

Sei que também eu a provoco,
E ela me vem bater.
Mas tenho que me dar bem com ela,
É um bom exemplo para aprender.


David Santos

...............................................................................................................................................

As árvores

Quando estava a tomar banho
E estava a pôr champô,
Lembrei-me duma coisa gira:
Eram as árvores do meu avô.

Tinham muitos ramos diferentes,
Como as patas duma centopeia.
E vinham roubar frutos,
Aqueles ladrões incompetentes.

Aquelas árvores eram lindas,
Eram lindas de morrer.
Quando o Verão chegou,
Os frutos fui colher.

Tenho uma árvore preferida,
Da horta do meu avô.
É uma árvore com buraco,
E um esquilo para lá entrou.

As árvores são muito boas,
Dão-nos oxigénio para respirar.
As do meu avô dão frutos
Com sementes dentro,
Para as podermos semear.


David Santos

....................................................................................................................................


O mundo

O mundo tem,
Cinco continentes.
Tem rios e oceanos,
E também afluentes.

No mundo há elementos,
Que são da Natureza:
São o fogo, a água, o ar,
E também a terra,
Com sementes a germinar.

No mundo há guerra,
Que nunca vai acabar.
Mas uma coisa é certa:
Pela paz se vai lutar.

O mundo é um lugar,
Que para sabermos viver
Temos de o ajudar,
E também de cuidar.

O mundo foi poluído,
Por quem não gosta dele.
E quem o poluiu,
Não devia ter ofendido.

David Santos

...........................................................................................................................


O peixe colorido

Estava um pescador a pescar,
E de repente viu:
Lá no fundo, lá no mar,
Um peixe que sorriu.

Era um peixe colorido,
Com sete cores muito diferentes.
E o pescador fugiu com medo,
Dos seus olhos reluzentes.

Era um peixe falador,
Toda a gente o admirava.
Não se calava por um segundo,
Contava histórias de todo o mundo.

Então apareceu o pescador,
Que à pouco tinha fugido.
Tinha cara de malandro,
E vinha com um grande sorriso.

“Temos peixe para o jantar”,
Exclamou o pescador divertido.
Ao ouvir isto fugiu o peixe,
Causando um grande alarido.


David Santos

..............................................................................................................................

O rei que não sabia contar

Era uma vez um rei,
Que não sabia contar
Os números de um a dez,
E nem os dedos dos pés.

Uma vez disse:
- Tenho de arranjar,
Uma pessoa que saiba contar
Para depois me ensinar.

Procurou em casa das pessoas
Mas elas não sabiam contar,
E as pessoas que sabiam
Não gostavam de ensinar.

Percorreu vales e montanhas,
Casas e casarões.
Até que se cansou o pobre rei,
Com medo dos dragões.

E esses dragões
Precisavam de ser vencidos.
Então vieram muitos homens,
Loucos e enfurecidos.

Os dragões foram vencidos,
Porque se deixaram vencer.
Pois as armas dos guerreiros
Metiam medo a valer.

Coitado do rei
Que não pode encontrar,
A pessoa que ele queria
Para o poder ajudar.

E o pobre rei,
Pensava que não sabia contar.
Então apareceu o dez e disse-lhe:
- É só pensar!

O nosso rei,
Já sabia contar.
Mas o que faltava agora
Era saber dançar.

David Santos

.............................................................................................................................


Os alunos inconscientes

Lá na minha escola há alunos,
Que não querem aprender.
São alunos inconscientes,
Não sabem o que estão a fazer.

Portam-se mal é verdade,
Chateiam a professora.
E quando os mandam para a rua,
Vão logo fazer maldade.

Muitos querem aprender,
E eles não estão a deixar.
Mas uma coisa é certa:
São eles que se estão a prejudicar.

Arranjam muitos problemas,
Os alunos da minha escola.
E mais tarde é que tomam consciência,
Do que estão a fazer agora.

Gostava eu de saber,
Porque fazem eles aquilo.
Não pensam antes de fazer,
Ninguém fica tranquilo.


David Santos

..................................................................................................................................


Poema da criança

Uma criança é uma beleza,
Uma criança é um amor
Uma criança é uma surpresa
Melhor que uma flor.

Uma criança é um pássaro,
Um pássaro voador
Que traz uma mensagem
Uma mensagem de louvor.

E essa mensagem
Traz deveres e direitos,
Para a criança cumprir
E os pais respeitar,
Para nunca as maltratar.

Uma criança é um tesouro
Que os pais podem ter,
Se não houvesse crianças
O mundo ia morrer.

David Santos

....................................................................................................................................................................




A poesia

Gosto muito de escrever,
A maravilhosa poesia.
Escrevo sobre a natureza,
Ou até mesmo a fantasia.

A poesia é boa,
Podemos brincar com ela.
Relacionar a noite e o dia,
Imaginar coisas fantásticas
É brincar com a poesia.

Para se escrever poesia,
É preciso estudar português.
Seleccionar as letras do dia-a-dia,
Perceber tudo de uma vez.

A poesia vai-se aprendendo,
Devagar e calmamente.
Não é difícil para quem sabe,
O segredo está na mente.

Já escrevi muita poesia,
Nunca vou ter preguiça de a escrever.
É amiga quando preciso,
E não tenho nada para fazer.

David Santos


........................................................................................................................................................................


A leitura

Ler faz muito bem,
Ajuda-nos a sonhar.
Navegar por entre os livros,
É coisa que se pode imaginar.

Há pessoas que não entendem
Que a leitura é essencial.
Ler um livro de aventuras,
É algo que não faz mal.

A leitura melhora a escrita,
Para bons textos se escrever.
Ler é sonhar acordado,
E o mundo dos livros de compreender.

Quem não gosta de ler,
Tem de tentar ver:
Que a leitura é fantástica,
É fantástica a valer.

Qualquer pessoa pode ler,
Ninguém a vai impedir.
Com a leitura se pode aprender,
E também se pode rir.


David Santos

.......................................................................................................................................

Os animais

Podem ser cães,
Gorilas ou ratos.
Coelhos e girafas,
Ou até mesmo gatos.

Todos são animais,
Que merecem ser respeitados.
Há pessoas que já não os querem,
E depois ficam abandonados.

Não merecem ser maltratados,
Alguns pobres animais.
Há gente que os maltrata,
E eles já não aguentam mais.

Muitas vezes quem sofre mais,
São os animais domésticos.
Como o cão e o gato,
E até o rato,
Que se esconde no buraco.

As pessoas dão-lhes porrada,
Não pensam que os magoam!
Umas até nem se importam,
Que eles sobrevivam ou morram!

Se fossem os animais,
A fazer mal aos humanos,
Talvez eles não os magoariam,
E então entendiam,
O que estão a fazer todos estes anos.

David Santos

..........................................................................................................................................


Reciclar é importante

Quando se vai despejar o lixo,
Tem de se tomar atenção!
O amarelo é o do plástico,
E o vidro vai para o vidrão!

Reciclar é importante,
Para se viver melhor.
Se o lixo estivesse todo misturado,
O mundo ficava pior.

Se se uma caixa espalmar,
Está-se a poupar espaço.
Para quando se puser no papelão,
Não haver tanta confusão.

A maior parte do lixo está,
Espalhado pelo chão.
E deita cheiros tóxicos,
Que fazem mal ao coração.

Se não houvesse ecopontos,
Havia grande desarrumação.
E era difícil entender,
Para que servia o pilhão.

David Santos


..........................................................................................................................................................................


A amizade

Um amigo é uma pessoa,
Que está sempre ao pé de nós.
Podem ser colegas da escola,
Ou até mesmo a nossas avós.

Nos momentos mais difíceis,
Há um amigo sempre disposto:
A acarinhar-nos quando é preciso,
E a dizer-nos o que havemos de fazer,
Mesmo quando não temos juízo.

Um amigo ensina-nos coisas,
Que podem ser úteis para a vida.
Coisas que nos fazem pensar,
O que um amigo é para nós,
E mais tarde as vamos recordar.

Não é por um amigo ser diferente,
Que deixe de ser quem é.
Um amigo é um amigo,
Capaz de mar muita gente.

Quem se faz passar por amigo,
Não é amigo de verdade.
Só está a enganar quem gosta dele,
E a mostrar falsidade.


David Santos

.........................................................................................................................................................................


Os meus pais

A minha mãe é conselheira,
Diz-me para eu estudar.
E eu tenho que me aplicar na escola,
Para um futuro poder ganhar.

O meu pai também quer,
Que eu me ande a aplicar.
Mas há uma pequena chatice:
Ele não deixa de fumar.

O meu pai é guarda,
A minha mãe educadora.
Que serei eu no futuro?
É uma questão que estou a pensar agora.

Os meus pais são,
Dois amigos de que eu gosto muito.
Por eles fazia tudo,
Até dava a volta ao mundo.


David Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

muito giro

david miguel martins dos santos disse...

não é para me gabar mas acho que estão bons

Anónimo disse...

Olá,David!! Tudo bem? Finalmente vim ao teu Blog... É só para dizer mais uma vez que os poemas estão muito bonitos e que deves continuar a brincar com as palavras...
Parabéns e continua!!! :)

Beijinhos...

Andreia Conceição

anabela disse...

continua assim e irás longe!